domingo, 4 de setembro de 2011

Pomba Gira




Um mistério envolve os exus, mas também a ignorância macula essas falanges com muito preconceito.

As imagens dos exus costumam ter rabo, chifres e um aspecto bizarro como se eles fossem demônios ou próprio.Na verdade, o exu na umbanda tem uma função muito bonita: exercer o karma, limpar os miasmas ruins da Terra. Como se fossem garis, agentes ambientais. A Umbanda respeita certas hierarquias e, cada espírito guia, tem sua função dentro do terreiro e no plano espiritual.

Os verdadeiros exus não são PROSTITUTAS DESENCARNADAS. Não precisam incorporar e ficar rebolando com expressão vulgar. Isso não existe! Aliás, na Umbanda- os espíritos são reconhecidos pelo seu ponto firmado e pela falange. Ex: falange dos pretos velhos. Mas nem sempre o preto velho foi escravo em outra vida ou mesmo de cor negra. Nós, espíritos em evolução, tivemos e vamos ter várias vidas até nos purificarmos.

Um exu pombagira pode ter tido uma vida passada como prostituta ou cortesã, mas isso não significa necessariamente que exu pombagira foi pomba gira. Algumas são da falange dos ciganos. São alegres e ,geralmente, através da visão espiritual nos aparece com uma aparência muito bonita. Uma aparência espiritual formosa tende a passar que é um espírito bom, mas nem sempre. Os espíritos podem falsear e , então, fique de olho. O espírito - tem que ser reconhecido pela atitude, pelas palavras e o que ele ensina. Cautela aonde você vai e observe o que a entidade lhe aconselha.
Uma vez atendi em meu consultório uma moça desesperada. Frequentava um terreiro há muitos anos e haviam muitas fofocas, inclusive o chefe do terreiro estava afirmando que havia um exupombagira muito ruim com ela. Essa moça morava muito longe e estava de passagem em Guaratinguetá. Na verdade, o chefe de terreiro estava atraído por ela. A moça estava confusa e cheia de medo. Começou a pensar no homem dia e noite. Eu a orientei que saísse de lá o mais rapidamente possível, porque , certamente, os guias desse chefe de terreiro deveriam estar bem longe dali... E só o que restava naquele lugar eram espíritos zombeteiros e ainda apegados demais no terreno material favorecendo as paixões cegas e desequilibradas. Algum tempo depois, essa moça me escreveu um mail e me contou que estava em outro terreiro desenvolvendo a mediunidade. E se sentia muito bem.


Existe preto velho de evolução inferior. Pode ou não ter sido escravo em vidas passadas. Geralmente, os pretos velhos são evoluídos e vem nos ensinar a experiência e a humildade.

Uma consulente chegou ao meu consultório e perguntou nervosamente:

"- Sou médium e falaram que minha pombagira está na "frente". E é meu caboclo que tem que estar na frente." - mas de onde tiraram isso?- li um livro muito bom do Mestre Arapiaga- FRANCISCO RIVAS NETO - LIÇÕES BÁSICAS DE UMBANDA. O meu exemplar é antigo. Uma amiga minha achou nos guardados dela e perguntou se eu queria. Não sei se tem edições novas, mas você pode comprar: UMBANDA , O ELO PERDIDO- do mesmo autor. E procurar na net os inúmeros Templos de Umbanda - ligados ao Mestre Arapiaga( nome espiritual de Rivas Neto que também é médico). Nos livros dele- as explicações são fáceis de entender.

Ouço muito em meu consultório também:

"- Tenho uma pombagira encostada em mim e porisso não arrumo namorado . Ela não gosta dos namorados."- Nesse caso ela não tem um guia , mas tem um ENCOSTO de um belo estrupício. E, se esse espírito vive ENCOSTADO nela para mim é um espírito obsessor. Gente, espírito é que nem a gente - só que não tem matéria. É óbvio que os inferiores podem gostar da sua companhia e ficarem por perto. Podem até não serem ruins, mas precisam de luz. E, nesse caso, converse com um chefe de terreiro para saber o que deve fazer, ok? Mas existe uma frase muito sábia : "SE VOCÊ QUER AFASTAR OS ESPÍRITOS MAUS , ATRAIA OS BONS."

Os guias são guias. Não estão na frente da gente e nem atrás. Eles estão com os médiuns de Umbanda para ajudá-los a exercer a mediunidade. Não é porque é guia de umbanda que é espírito atrasado.

Já me perguntaram:

"- Devo TRATAR da minha cigana?"- bem, nossos guias não são bichinhos de estimação que precisam ser tratados, mas cada religião tem seu ritual específico que deve ser feito e respeitado. Seja o Candomblé , Umbanda, e por aí vai.

No candomblé, há um ritual específico para os guias, os orixás.

Na umbanda também.

Lembre-se. Quando for ao terreiro procure orar , respeitar seus guias. Se você é médium de umbanda, leia sobre o assunto.

Se você gosta pode acender vela para seu guia pombagira. Mas é um ritual que deve ser feito fora de casa. Porque são guias que cuidam do nosso descarrêgo, enfim, de manter limpa a nossa casa de maus espíritos.

Vamos a um exemplo. Você pode ter vários amigos. Amigos ricos. Amigos pobres. Amigos que se vestem com requinte. Outros mais simples, até no falar, mas que são seus amigos verdadeiros.

Se você é médium de umbanda- respeite seus guias. Leia bastante. Tenha uma vida equilibrada para merecer a presença deles.

Mas tanto exu quanto baiano, preto velho, caboclo, são espíritos ocupados. Não vivem encostados nos médiuns. Não dão "surras" em médiuns. E, também, não vivem por aí desmanchando uniões . Alguns se prestam a isso, mas são espíritos mais inferiores. A custa da barganha eles trabalham em níveis mais inferiores fazendo magia para prejudicar as pessoas.



Eu não tenho o costume de acender vela para minha cigana. Faço o que minha intuição pede, mas, às vezes, acendo sim. E vela branca mesmo.

Velas para a falange cigana - são velas de magia poderosa.

Acenda nas sextas-feiras. Coloque um pires branco com uma maçã, uvas, frutas. Acenda uma vela amarela. Coloque um pires com mel e flores. Ofereça para os ciganos e peça para eles que purifiquem as frutas. Reserve uma de cada para colocar num jardim ou mata bonita depois que a vela acabar. Deixe o mel e as flores mais um pouco.

Ritual para o amor: acenda velas para as ciganas do amor.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog